sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ESCRITOR DO MÊS

John Le Carré


John Le Carré, (Poole, 19 de Outubro de 1931), pseudónimo de David John Moore Cornwell, é um escritor britânico. Vive actualmente na Cornualha.

Estudou na universidade de Berna na Suiça e na universidade de Oxford em Inglaterra, tornando-se dpois professor em Eton College antes de se juntar ao corpo diplomático britânico entre 1960 e 1964.

A sua experiência nos serviços secretos terminou repentinamente, quando o agente duplo britânico Kim Philby denunciou a identidade de dezenas de espiões compatriotas ao KGB. No entanto o seu primeiro livro ainda seria publicado enquanto estava no (M16).

John Le Carré é autor de numerosos livros de espionagem, muitos dos quais apresentam um enredo que se desenvolve no contexto da Guerra Fria. No entanto, o fim da Guerra Fria levou-o a modernizar as temáticas que serviam como pano de fundo aos seus romances, assim, introduziu na sua obra temas como o terrorismo islâmico, a problemática causada pelo desmembramento da Uniâo Soviética, a política dos Estados Unidos da América, no Panamá e as manobras obscuras da indústria farmacêutica no Continente Africano.

Destacam-se na obra de Le Carré a estrutura extremamente elaborada dos seus romances, sendo as personagens, entre as quais se destaca o agente George Smiley, complexas e profundas, o oposto de estereótipo de espião superficial popularizado pelo James Bond de Ian Fleming. A profundidade humana, a complexidade política e moral, assim como a inteligência dos enredos levaram-no a ser considerado o autor de espionagem mais literário e filosófico do século XX.

Na sua intervênção pública, recusou vários prémios e um grau honorífico de "cavaleiro do reino"(Knighthood), mantendo sempre uma postura de independência e crítica, que se materializou recentemente nas afirmações contra a guerra ao Iraque.

LIVROS COM MÚSICA

BIBLIOTECA MUNICIPAL
Dias 21, 22 e 23 Dezembro/2009
18.00h - 19.00h
Gil Catarino - Viola
André Varela - Viola
João Baroa - Baixo