sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

SÍTIO DO MÊS / Janeiro-2010

www.citador.pt

Neste site encontra informações sobre temas relacionados com a leitura e o pensamento. São milhares de citações catalogadas por autor e tema, disponibilizando ainda citações dos utilizadores, secção de provérbios, secção de adivinhas e secção de reflexões e pensamentos com actualização diária. Desperte ou aumente o interesse por estas áreas, ajudando a criar uma mente reflexiva tão necessária nestes tempos modernos.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ESCRITOR DO MÊS/Janeiro - 2010

Biografia de J.M.Coetzee
John Maxwell Coetzee (cidade do cabo, 9 de Fevereiro de 1940), é um escritor sul-africano.
Recebeu o Nobel da Literatura de 2003, sendo o quarto escritor africano a receber esta honraria e o segundo no seu país (depois de Nadine Gordimer, em 1991).
Nascido na cidade do Cabo a 9 de Fevereiro de 1940, Coetzee estudou na sua cidade natal até completar dois bacharelatos, um em língua inglesa e outro em matemática. Os anos 1962 - 65 foram passados na Inglaterra, trabalhando como programador de computadores, ao mesmo tempo que preparava uma tese sobre o novelista inglês Ford Madox Ford.
Em 1968, Coetzee completou o seu doutoramento em línguistica das línguas germânicas na universidade do Texas, em Austin, com uma tese sobre os primeiros trabalhos de Samuel Beckett. Entre 1968 e 1971, Coetzee foi professor de inglês na universidade do estado de Nova Iorque em Bufalo, mas, depois de se lhe ter negado o direito de residência permanente nos EUA, regressou à África do Sul onde ensinou na universidade da cidade do Cabo, até 2000. Em 2002, ele emigrou para a Austrália e ensina na universidade de Adelaide.
A sua carreira literária no campo da ficção começou em 1969, mas o seu primeiro livro, Dusklands, só foi publicado na África do Sul em 1974. Coetzee recebeu vários prémios antes do Nobel e foi o primeiro a receber o Booker Prize por duas vezes: primeiro por Life&Times of Michael K em 1983 e por Disgrace, em 1999.
Há vários de seus livros traduzidos no Brasil e em Portugal.