quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Autor do Mês de Setembro de 2010

João Paulo Borges Coelho

João Paulo Borges Coelho nasceu no Porto em 1955. É um historiador e escritor moçambicano.
Filho de pai transmontano e mãe moçambicana, cedo foi viver com os pais para Moçambique, adquirindo a nacionalidade desse País.
Estudou em Moçambique, obtendo posteriormente um Doutoramento em História Económica e Social conferido pela Universidade de Bradfort (Reino Unido) e uma Licenciatura em História conferida pela Universidade Eduardo Mondlane de Maputo em Moçambique.
Acima de tudo, João Paulo Borges Coelho é um historiador. Ensina História Contemporânea de Moçambique e África Austral na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e, como professor convidado, no Mestrado em História de África da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem-se dedicado à investigação das guerras colonial e civil em Moçambique, tendo publicado vários textos académicos em Moçambique, Portugal, Reino Unido, Espanha e Canadá.
Como escritor, estreou-se na ficção com ‘As Duas Sombras do Rio’ em 2003.
Prémios recebidos
Foi o vencedor do Prémio José Craveirinha, de 2005, atribuído em 28 de Março de 2006, com o seu livro ‘As Visitas do Dr. Valdez‘. Moçambique é o principal pano de fundo de todo o seu trabalho de ficção.
Foi galardoado com o Prémio Leya, no segundo ano da sua atribuição, pelo romance "O Olho de Hertzog". O prémio foi anunciado a 13 de Outubro de 2009.

Novidades Setembro 2010 - Filmes

AVATAR

"Avatar" marca o regresso de James Cameron à direcção das grandes produções desde "Titanic" de 1997, o maior êxito de bilheteira de todos os tempos, e transporta-nos a um espectacular mundo para além da nossa imaginação, onde um herói rebelde embarca numa viagem de redenção, descoberta e amor inesperado, assim como lidera uma batalha heróica para salvar a civilização.

12 DESAFIOS

Quando o agente da Polícia de Nova Orleães, Danny Fischer (John Cena) impede um exímio ladrão de ser bem-sucedido num golpe de vários milhões de dólares, a namorada daquele é morta por engano. Após escapar da prisão, o génio criminoso põe em marcha a sua vingança, atormentando Danny com uma série de 12 enigmas quase impossíveis de solucionar e tarefas que tem de levar a cabo, de uma maneira ou de outra, para salvar a vida da mulher que ama….

O MOMENTO da VERDADE


Daniel chega a Los Angeles, vindo da costa leste dos Estados Unidos e tem por diante a difícil tarefa de fazer novos amigos. No entanto, transforma-se no alvo preferido dos ataques dos Cobras, um grupo hostil de alunos de karaté, quando começa a sair com Ali, a antiga namorada do chefe do grupo.
Daniel pede ajuda a Miyagi, um mestre de artes marciais, para que este lhe ensine karaté. Debaixo da tutela de Miyagi, Daniel desenvolve não só as suas aptidões físicas como também a confiança em si próprio que necessita para ultrapassar todos os obstáculos.

L.I.E. SEM SAÍDA

Howie é um rapaz de quinze anos que no período de uma semana perde toda a família e com ela tudo o que tinha. Sem ninguém a olhar por si, Howie acaba por se tornar amigo de um homem mais velho, Gary. Com ele Howie começa a desenvolver um comportamento social marginal, assaltando as casas de residentes de Long Island. O ponto alto, e também o mais dramático, desta nova fase da vida de Howie acontece quando os dois amigos decidem assaltar a casa de Big John, um dos mais respeitados pilares da sociedade local.