terça-feira, 15 de março de 2011

Sítio do Mês de Março de 2011



www.guiadoestudante.pt

Neste site podes obter informações sobre as Universidades existentes no País e quais os cursos que podes frequentar.
Estudar numa universidade significa, para milhares de estudantes, mudar de armas e bagagens para outra cidade, neste site tens informações sobre o que têm para oferecer universidades e politécnicos em matéria de alojamento.
Porque o seu desconhecimento não desculpa o seu incumprimento, o Guia do Estudante apresenta aqui as principais leis que regem o ensino superior e que te podem ajudar.

Escritor do Mês de Março de 2011

Manuel da Fonseca



Manuel Lopes Fonseca, mais conhecido como Manuel da Fonseca (Santiago do Cacém, 15 de Outubro de 1911 — 11 de Março de 1993) foi um escritor (poeta, contista, romancista e cronista) português.
Após ter terminado o ensino básico, Manuel da Fonseca prosseguiu os seus estudos em Lisboa. Estudou no Colégio Vasco da Gama, Liceu Camões, Escola Lusitânia e Escola de Belas-Artes. Apesar de não ter sobressaído na área das Belas-Artes, deixou alguns registos do seu traço sobretudo nos retratos que fazia de alguns dos seus companheiros de tertúlias lisboetas como é o caso do de José Cardoso Pires. Durante os períodos de interregno escolar, aproveitava para regressar ao seu Alentejo de origem. Daí que o espaço de eleição dos seus primeiros textos seja o Alentejo. Só mais tarde e a partir de Um Anjo no Trapézio é que o espaço das suas obras passa a ser a cidade de Lisboa.
Membro do Partido Comunista Português (PCP), Manuel da Fonseca fez parte do grupo do Novo Cancioneiro e é considerado por muitos como um dos melhores escritores do neo-realismo português. Nas suas obras, carregadas de intervenção social e política, relata como poucos a vida dura do Alentejo e dos alentejanos.
A sua vida profissional foi muito díspar tendo exercido nos mais diferentes sectores: comércio, indústria, revistas, agências publicitárias, entre outras.
Era presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores quando esta atribuiu o Grande Prémio da Novelística a José Luandino Vieira pela sua obra Luuanda, o que levou ao encerramento desta instituição.
Em sua homenagem, a escola secundária de Santiago do Cacém, chama-se "Escola Secundária Manuel da Fonseca".


Obras do Escritor:

Poesia

Rosa dos ventos – 1940 - Edição do autor;
Planície – 1941;
Poemas dispersos – 1958;
Poemas completos – 1958; Obra poética;O Largo

Contos

Aldeia Nova – 1942;
O Fogo e as cinzas – 1953 - Edição Três Abelhas;
Um anjo no trapézio – 1968;
Tempo de solidão – 1973

Romance

Cerromaior – 1943 Editorial Inquérito;
Seara de vento – 1958

Crónicas

Crónicas algarvias – 1986;
À lareira, nos fundos da casa onde o Retorta tem o café;
O vagabundo na cidade;
Pessoas na paisagem.