sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os Marretas estão de volta! De férias em Los Angeles, Walter, o maior fã do mundo dos Marretas, e os seus amigos Gary (Jason Segel) e Mary (Amy Adams) de Smalltown, EUA, descobrem um malévolo plano para destruir o Estúdio dos Marretas. Debaixo do velho solo do estúdio dos Marretas foi recentemente descoberto um poço de petróleo. O barão do petróleo Tex Richman (Chris Cooper) está determinado a perfurar à procura do petróleo e, para salvar o estúdio, os Marretas precisam de 10 milhões de dólares. Walter, juntamente com Gary e Mary, ajuda Cocas a reunir os Marretas, que se encontram espalhados por todo o mundo.



Já disponivel para empréstimo na sua Biblioteca.

quinta-feira, 12 de julho de 2012


Já na sua Biblioteca....

...de Bárbara Mourão e Diana Almeida.

Este livro apresenta uma proposta para desenvolver estratégias de estudo em crianças e jovens, uma vez que é reconhecida a importância do conhecimento e da aplicação de estratégias de estudo para o sucesso escolar.

Descreve as principais estratégias de estudo, propõe um jogo que estimula a participação ativa de crianças e jovens, envolvendo-as na aprendizagem destas estratégias.


"Ajudem-me a Estudar!" é dirigido a:
PAIS,
PROFESSORES,
 PSICÓLOGOS,
TERAPEUTAS DA FALA
E OUTROS TÉCNICOS/AGENTES EDUCATIVOS E SOCIAIS 
OU QUALQUER PESSOA QUE SE INTERESSE POR,
DE FORMA SIMPLES E DIVERTIDA,
POTENCIAR O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS E JOVENS.

Requisite já este livro ou  faça a sua reserva.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Já disponivel na sua biblioteca municipal

terça-feira, 10 de julho de 2012


Já disponivel na sua Biblioteca Municipal

segunda-feira, 9 de julho de 2012


A sugestão do "Escritor do Mês" de julho de 2012 no setor de adultos da nossa Biblioteca é:



Almeida Garrett



João Baptista da Silva Leitão, a que só depois acresceram os apelidos com que se notabilizou (Almeida Garrett), nasce a 4 de Fevereiro de 1799 numa casa da velha zona ribeirinha do Porto, não longe da alfândega onde o pai possuía o cargo de selador-mor.

Infância repartida pela Quinta do Castelo, para onde a família se transferiu, e a do Sardão, ambas ao sul do Douro, no concelho de Gaia.

Passa a adolescência na ilha Terceira, destinado à carreira eclesiástica, entre a escola régia do padre João António e as aulas do erudito Joaquim Alves a que a aprendizagem no seio familiar dava sequência.

Irá falecer a 9 de Dezembro de 1854, vítima de cancro, em Lisboa, na sua casa situada na atual Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique.

Tem o grande mérito de ser o introdutor do Romantismo em Portugal ao nível da criação textual - processo que iniciou com os poemas Camões (1825) e D. Branca (1826).

Ainda no domínio da poesia são de destacar o Romanceiro (recolha de poesias de tradição popular cujo 1.º volume sai em 1843), Flores sem Fruto (1845) e a obra-prima da poesia romântica portuguesa Folhas Caídas (1853) que nos dá um novo lirismo amoroso.

Na prosa, saliente-se O Arco de Sant'Ana (1.º vol. em 1845 e 2.º em 1851), romance histórico, e principalmente as suas célebres Viagens na Minha Terra (1846). Com este livro, a crítica considera iniciada a prosa moderna em Portugal

E quanto ao teatro, deve mencionar-se "Um Auto de Gil Vicente" (1838), "O Alfageme de Santarém" (1841) e sobretudo o famoso drama "Frei Luís de Sousa" (1844).




 
Cronologia das Principais Obras


1820 -Hymno Patriótico, Porto


1821- O Retrato de Vénus, Coimbra


1822-Catão, Lisboa


1825-Camões, Paris


1826- Bosquejo da História da Poesia e Língua Portuguesa (in Parnasso Lusitano), Paris; Dona Branca, Paris


1828- Adozinda, Londres


1829- Da Educação, Londres; Lírica de João Mínimo, Londres


1830-Portugal na Balança da Europa, Londres


1838 -Um Auto de Gil Vicente


1841- Mérope – Gil Vicente, Lisboa


1842- O Alfageme de Santarém, Lisboa


1843-Romanceiro e Cancioneiro Geral, Lisboa


1844- Frei Luís de Sousa, Lisboa


1845-1850- O Arco de Sant’Anna, 2 vols, Lisboa


1846 -Viagens na Minha Terra, Lisboa


1853- Folhas Caídas, Lisboa



Venha descobrir mais sobre este escritor na sua Biblioteca!