quinta-feira, 31 de julho de 2014


Banco de Livros e Material Escolar

Desde dia 26 de maio de 2014 existe na Biblioteca Municipal de Almodôvar o “Banco de Livros Escolares e Material Escolar”, uma iniciativa  que pretende promover a reutilização dos manuais e restante material escolar.

O “Banco de Livros Escolares e Material Escolar” da Biblioteca Municipal de Almodôvar recebe doações de livros escolares usados do 1º ao 12º ano de escolaridade bem como do ensino universitário, emprestando-os posteriormente. 
O BLMEBMA também pretende incentivar a reutilização do restante material escolar.

“Tabernas do Sul” 4 a 30 de agosto


De 4 a 30 de agosto de 2014, decorre no átrio da Biblioteca Municipal de Almodôvar a exposição de fotografias “Tabernas do Sul” de António Lains Galamba.

Em paralelo com a exposição fotográfica encontrará na biblioteca uma mostra de peças etnográficas gentilmente cedidas pelo Museu Arqueológico e Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro.


“Ao sul, encontra-as quem percorrer uma fiada de cal, feita casas ou o grito dos homens. Desce-se, habitualmente, dois ou três degraus, reminiscência do gesto feminino de ir à cisterna. Aqui, ao contrário dos livros sagrados que nos querem impor junto com a exploração, a frescura está rente ao subsolo, talvez poeticamente buscando as raízes das glicínias ou dos limoeiros onde todos procuram mezinhas, mais para sossego da consciência do que das chagas. Tabernas do sul. São faróis ao cansaço dos homens, teimando ante a canícula a fúria de estarem vivos. Ainda que velhos. Os novos partiram. Ficaram sonhos, aguardando o seu regresso. Depositados no local das navalhas, do vinho, das raivas e dos afectos, estão junto a estes homens que o João fotografou. Sintam-lhe o cheiro. E saberão que vento de ternura é este de que vos falo.”


António Lains Galamba