sexta-feira, 27 de abril de 2007

Livros em destaque


A Carta Rossetti
Claire Donovan é historiadora e sempre sonhou visitar Veneza, mas não como chaperone de uma adolescente americana insolente. No entanto, não pode perder esta oportunidade para completar a tese de doutoramento sobre Alessandra Rossetti, uma misteriosa cortesã que escreveu uma carta secreta ao Concelho de Veneza a alertar para uma poderosa conspiração espanhola com o objectivo de derrubar o governo da República de Veneza, em 1618.
Claire vê Alessandra como uma heroína, e tem esperança de que as suas descobertas elevem a cortesã a um lugar mais proeminente na História. Mas um arrogante professor de Cambridge prepara-se para apresentar um estudo na prestigiada Universiade de Veneza, que denuncia Alessandra como co-conspiradora, algo que, a acontecer, deita por terra a tese e a carreira de Claire.
À medida que a historiadora corre contra o tempo, e tenta localizar os documentos que revelarão os verdadeiros motivos da cortesã, a história de Alessandra começa a surgir, envolvida na sensualidade, intriga política e violência da Veneza do século XVII.
Tendo como pano de fundo uma das mais antigas e mágicas cidades, Christi Phillips mistura factos e ficção, amor e suspense, passado e presente, e constrói com habilidade dois retratos de duas mulheres diferentes, mas igualmente heroínas.
Os Factos da Vida
«Cassie é instável, Cassi é meio louca, Cassie é a última rapariga à face da Terra preparada para cuidar de uma criança. Nisso todos estão de acordo. Mas quando Cassie regressa à casa da família, vêem-na com o filho nos braços como uma trouxa, e calam-se.»
Sete irmãs extraordinárias vivem juntas sob a sombra da guerra, unidas pela lealdade, pelo amor, pelo medo e pela esperança. Até que chega uma noite alucinante em que a Luftwaffe arrasa Coventry. No meio das tempestades de fogo que se propagam pela cidade, a filha mais nova experimenta um despertar mágico que resultará, anos depois, no nascimento de uma criança. Após o fim da guerra, os percursos das irmãs divergem, mas permanecem atraídas por esta criança extraordinária. À medida que o rapaz cresce, as circunstâncias conspiram para pôr à prova as suas lealdades mútuas, enqunto abrem o pano dum mundo de eventos verdadeiramente espectaculares .