segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sítio do Mês

Sítio do Mês


www. tvgolo.com



Agosto 2009
Todos os golos do Mundo Desportivo!!!

Escritor do Mês

Pedro Paixão


Romancista, contista e cronista, Pedro Paixão nasceu em Lisboa, em 1956, filho de um engenheiro agrónomo de Abrunhosa do Mato, na Beira Alta, e de uma farmacêutica nascida e criada em Rhode Island, nos Estados Unidos da América.

O país do “sonho americano”, e sobretudo Nova Iorque, viria a revelar-se uma influência na vida e na profissão de Pedro Paixão: muitas das suas histórias têm lugar nesta cidade de edifícios gigantescos e céu cinzento (como os livros “Saudades de Nova Iorque” e “47W17”), tirou aí um curso de cinema e, após o 11 de Setembro de 2001, foi para lá que voou de imediato. Daí, e durante um mês, escreveu para o “Público” as suas impressões do ataque terrorista e da nova e trágica vivência dos nova-iorquinos. Estas crónicas viriam a dar origem ao livro de crónicas semi-jornalísticas “A Cidade do Depois”.


A educação de Pedro Paixão revelou-se verdadeiramente internacional: estudou no liceu francês Charles Lapierre e no liceu Pedro Nunes e passou os seus verões, durante o período da adolescência, num colégio em Inglaterra. Foi na Alemanha e na Bélgica que continuou os seus estudos, concluindo uma licenciatura em Filosofia em apenas 3 anos, em 1983, e recebido nota máxima no doutoramento em Lovaina, em 1986, com um tese sobre o conceito da Vida.


Regressou ao seu país de origem para leccionar na FCSH e na Universidade Católica.

Actualmente, dá aulas apenas na Universidade Nova de Lisboa.


Contudo, as actividades profissionais de Pedro Paixão vão muito para além do ensino e da escrita romanceada. No final da década de 1980, fundou, juntamente com Miguel Esteves Cardoso, o jornal “O Independente” – onde foi conselheiro de direcção até ao sétimo número) e a agência de publicidade “Massa Cinzenta”. Ao mesmo tempo, entregou-se ao programa de rádio “Sabe-se lá o Amor”, na CMR. A partir desta altura, a escrita tornou-se a actividade central na vida de Pedro Paixão: em 1992, publica o seu primeiro livro, “A Noiva Judia”, e começa a assinar algumas colaborações nos meios de comunicação social.

Entre os seus romances mais conhecidos encontram-se “Viver Todos os Dias Cansa”, “Amor Portátil”, “Nos Teus Braços Morreríamos”, “Cala a minha Boca com a Tua”e mais de uma dezena de outros. “Ladrão de Fogo” é o seu último livro, lançado ainda este ano.