quinta-feira, 31 de maio de 2007

Livros em destaque

O ladrão de bicicletas





De «ladrão de bicicletas» a director-geral da produtora Endemol em Portugal, a vida de Piet Hein é recheada de aventuras e desventuras, algumas conhecidas, outras nem tanto.
Coinsiderando-se já um verdadeiro português, Piet Hein relata-nos num tom intimista o que lhe passou pela cabeça quando cá chegou, o que mais estranhou e o que mais o seduziu.
O que pensa das mulheres, dos hábitos dos portugueses e da sua maneira de ser, das comparações com o seu próprio país, do seu percurso até à plena integração e da forma como já sente este país como sendo também seu.
Livre
p


Barcos pesqueiros decrépitos, velhos navios mercantis ou simples barcos de barrocha . Todos os dias chegam às costas da Europa Ocidental embarcações cheias de africanos atraídos pelo sonho do Ocidente. Estes barcos estão carregados de histórias dramáticas, de aspirações tão fortes que levam os seus ocupantes a arriscar a vida em viagens longas, perigosas e muitas vezes fatais. Esta é uma dessas histórias: Feven é uma jovem eritreia que foge do seu país e atravessa o Mediterrâneo numa viagem clandestina com destino a Itália. A sua odisseia dura dois anos, período durante o qual é torturada às mãos de militares, am Assab é obrigada a fugir pelo deserto; é perseguida pela lei islâmica, no Sudão, escravizada na Líbia, e quase morre de fome a bordo de uma "carroça dos mares", à deriva durante cinco dias no Mediterrâneo. Como pano de fundo, o regime cruel e repressivo em vigor na Eritreia e a proliferação das multinacionais criminosas do tráfico de seres humanos que fogem desesperados da guerra e da miséria.
A história de Feven desvenda corajosamente uma verdade oculta: a vida de milhões de imigrantes africanos na Europa.
Um relato comovente sobre a coragem e a força do ser humano.

Sítio da semana - 30 de Maio @ 16 de Junho






l
A Arte Capital dirige-se ao mundo das artes visuais e da cultura, pretendendo levar a arte a todos os que tenham interesse ou apostem neste universo. O objectivo passa por divulgar os acontecimentos mais importantes do mundo da arte, em Portugal e no estrangeiro.