quinta-feira, 24 de maio de 2007

Diga o que pensa

O estado da educação no nosso país e no nosso concelho.
-
Reflicta, comente, dê a sua opinião e ajude a construir uma sociedade melhor.
-
Visite a sua Biblioteca e aceda a bibliografia sobre este e outros temas do seu interesse.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Sítio da semana - de 23 @ 30 de Maio





-
Temas de Obesidade, Alimentação Saudável, Gorduras, Actividade Física..., encontram-se disponíveis no www.roche.pt/emagrecer. Emagrecer com Saúde é o lema deste site. A reeducação alimentar é a única maneira segura de se emagrecer aliada ao exercício físico.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Diga o que pensa

Liberdade
-
"A liberdade das mulheres - como a dos homens - encontra-se no centro de toda a nossa concepção humanista do mundo. Contudo, existem sociedades inteiras que a negam. Quer seja em África, no mundo árabe, na Ásia ou ainda em certas comunidades muçulmanas do mundo ocidental, as mulheres não são livres de se casar com a pessoa que escolhem, por vezes não têm liberdade de circulação, e muito menos a liberdade de fazerem valer os seus direitos à herança. Religiões, costumes e tradições esforçam-se por mantê-las oprimidas, mediante coerção física, social e identitário para outros, o véu tornou-se uma questão central de debate, no mundo árabe como nos países ocidentais. Países ocidentais onde se verifica que a liberdade das mulheres, a começar pela primeira - a de dispor do seu próprio corpo - é uma aquisição frágil ou um direito ainda a conquistar contra os conservadorismos políticos e as igrejas cristãs".

In: OCKRENT, Christine, O Livro Negro da Condição das Mulheres, Círculo de Leitores - cota BMA - 396 LIV

Saiba mais:

AMÂNCIO, Lígia, et al, O Longo Caminho das Mulheres - Feminismos - 80 anos depois, Dom Quixote, Lisboa, 2007.

AL-WINDAWI, Thura, O Diário de Thura, Edições ASA, Porto, 2005.

TORJADA, Ana, Filhas da areia, Edições ASA, Porto, 2005.

DIRIE, Waris, D'HAEM, Jeanne, Aurora no Deserto, Edições ASA, Porto, 2003.

TUDU, Safiya, MASTO, Raffaele, Eu, Safya, Edições ASA, Porto, 2005.

KHADY, CUNY, Maie-Thérèse, Mutilada, Edições ASA, Porto, 2006.

Livros em destaque

A Herança do Vazio - Vencedor do Man Brooker Prize 2006


No nordeste dos Himalaias, numa casa isolada no sopé do monte Kanchenjunga, vive Jemubhai, um velho juíz amargurado, que tudo o que quer é reformar-se em paz e dedicar o seu afecto à única criatura que ama, a sua cadela Mutt. A chegada da neta órfã, Sai, abalará o seu sossego, obrigando-o a remexer as suas memórias e a repensar a sensação de estranheza na própria pátria. Tudo isto se acentuará com o romance entra Sai e Gyan, um nepalês que se envolve numa revolta que alterará inquestionavelmente a vida de Jemubhai.
A seriedade da vida do Juíz contrasta com a vida do filho do seu cozinheiro, Biju, que saltita sucessivamente de restaurante em restaurante, em Nova Iorque, à procura de emprego, numa fuga constante aos serviços de imigração. Julgando que o filho leva uma vida boa e que acabará por vir buscá-lo para junto dele, o cozinheiro vai arrastando os seus dias.
Neste magnífico romance, vencedor do Man Booker Prize 2006, Desai como que cria uma tapeçaria em que todas as personagens partilham uma herança comum de impotência e humilhação. E, com uma mestria sublime, consegue, ao longo de toda esta poderosa saga familiar, deixar em aberto um desfecho de esperança ou de traição.
Numa escrita inesgotavelmente rica e complexa, com rasgos de exotismo, a autora retrata temas tão actuais como a globalização, o colonialismo, o racismo, o abismo entre pobres e ricos e a imigração.
Um romance extraordinário...

Windows Vista para Totós



O mais provável é que já tenha ouvido falar do Windows. O sistema operativo da Microsoft já tem mais de 20 anos e "habita" milhóes de computadores em todo o mundo.
Este livro ajuda-o a sobreviver a todos os desafios da nova versão, o Windows Vista, incluindo iniciar programas, procurar ficheiros, trabalhar com a nova interface transparente, proteger-se enquanto navega na internet e muito mais...

Cd em destaque



Katia Guerreiro




Dizem os críticos que nas interpretações de Kátia se descortinam muitas influências de Amélia Rodrigues. Kátia transporta e respeita o "canon" mas transcende-o, modifica-o de forma inspirada, sempre que entende ou sente, deixando nele uma marca que faz perdurar em nós a memória e o prazer de a ouvir cantar.
Ouvir Kátia é reencontrar o Fado em todo o seu mistério e esplendor. É deixar que o Fado nos agarre, nos transforme e nos transporte.

Dvd's em destaque

Os Edukadores


Jan e Peter são amigos e activistas revolucionários auto-denominados «Os Edukadores». A sua acção baseia-se em invadir mansões de milionários em férias, e recordá-los com frases anti-sistema como «Os vossos dias de abundancia estão contados». A namorada de Peter, Jule, é despejada e muda-se para a casa que este partilha com Jan. Quando Peter viaja de férias para Barcelona, Jan oferece-se para ajudar Jule a pintar a sua antiga casa antes desta entregar a chave ao senhorio. O tempo que passam juntos permite-lhes aprofundar a sua relação.
E Jan descobre que Jule tem uma dívida relativa a um acidente envolvendo o Mercedes Benz de um poderoso empresário, Hardenberg, que lhe levará 8 anos a saldar. Em troca, Jan revela-lhe a sua faceta de "edukador".
Após o choque inicial, Jule convence Jan a visitar a mansão Hardenberg com o intuito de se vingar...
Carmen



A adaptação de Carmen ao Ballet difere pontualmente da ópera com o mesmo título. No caso desta Carmen de Rodion Schedrin, a música provém da ópera Carmen, contudo, contém extras como a Farandole da Arlesiana ou La jolie fille de Perth. Algumas personagens da ópera não aparecem com as mesmas características, como é o caso de Micaela, a primeira namorada do protagonista Don José. Também o desenlace da acção é um pouco diferente, embora no essencial respeite a tragédia de Prosper Merimée e, tal como no original, termina com a morte de Carmén e Don José.
A obra decorre num só acto. Em Sevilha, os militares entre os quais o cabo Don José, vivem no quartel. A sua função é garantir que a paz reine na cidade. Vigiam em especial as cigarreiras, trabalhadoras de uma grande fábrica de cigarros próxima, entre as quais se encontra a cigana Carmen. O ballet começa com o tema do destino, momento em que se dá a entrada alegre e sensual de Carmen, uma mulher apaixonada, a partir daqui os acontecimentos desenvolvem-se até que os protagonistas enfrentam o seu trágico e fatal destino.
Um Ballet a não perder...